quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Campanhas on-line serão permitidas no Brasil

Candidatos poderão usar a rede mundial de computadores para pedir votos e arrecadar recursos.
por Brian Gavazza



Nesse ano, os candidatos poderão se beneficiar de mais um recurso para divulgação das suas propostas. O projeto de reforma eleitoral (PLC 141/09) de autoria Deputado Federal Henrique Eduardo Alves (PMDB / RN), permite a liberação do uso da internet para fazer propaganda e até para arrecadar recursos através de cartão de credito, o que tornará as disputas pelos cargos ainda mais acirradas.
Para o Deputado Estadual Leur Lomanto Junior (PMDB - BA), as campanhas eleitorais on-line contribuirá, pois candidatos vão ficar livres para utilizar qualquer veículo de comunicação on-line e para fazer todo tipo de propaganda política, desde que dentro dos parâmetros legais definidos no Código Eleitoral. “Com isso vamos poder fortalecer as candidaturas através de mensagens eletrônicas, dos sites de opinião, o que pode somar bastante. Além disso, os blogs poderão provocar debates, o que pode se apresentar como algo bastante saudável, principalmente para os eleitores que terão mais esse canal para conhecer o perfil e as propostas dos candidatos”, afirma.
O uso da rede mundial de computadores nunca serviu de inspiração aos políticos, por isso a pouca utilização do recurso em campanhas passadas. Com o avanço dessa tecnologia e o acesso cada vez maior das populações de baixa renda, incentivado pelo Ministério da educação, aumenta o interesse das pessoas pelo assunto e possibilita que o veiculo seja um forte instrumento dos partidos e seus filiados nesse novo cenário.
Em entrevista coletiva o ministro Carlos Ayres Britto, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disse que a internet é uma ferramenta tecnológica, digital, avançadíssima que pode dinamizar o processo eleitoral, vitalizar a cidadania, dospinbilizar recursos para a campanha eleitoral, além de resgatar o interesse dos jovens pelo assunto, já que o público tem o interesse maior pelo uso da internet, do que o rádio ou televisão atualmente.

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