quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Dim - Dim - Dom

A Bahia é considerada o berço da musicalidade mas, se dependesse de alguns artistas parava por aí mesmo. Muitos artistas consagrados ainda se mostram menos responsáveis pela sociedade ou comunidade em que viveu, o que não é nada espantável, pois, muitos deles mudaram de vida e preferem viver longe de suas raízes, longe de tudo e todos que lhe eram comuns. Optam por moradias gigantescas de preferência com muita segurança o que significa presença de muros altos, cercas elétricas e etc., ou seja, livres tudo o que venha atrapalhar a paz e a segurança dentro de suas moradia.

Nenhuns desses artistas são obrigados ajudar a comunidade de origem, mas, deveriam ao menos voltar seus olhar para a população de sua cidade, que está necessitando de ajuda. Salvador hoje tem do maior carnaval do mundo, mas ainda sim tem os maiores índices de pobreza, é daqui e de toda a Bahia que estouram os melhores e os mais conhecidos intérpretes da música brasileira.

A cidade de salvador abriga hoje, poucos projetos desenvolvidos por músicos, destes poucos, a Pracatum, escola de percussão desenvolvida pelo músico Carlinhos Brown, merece destaque dentre as demais, pois tem inteira e total responsabilidade sobre os moradores de seu território. Ela é responsável pela educação e projeção do futuro de muitos jovens do Candeal, uma região que pode ser considerada uma cidade dentro do bairro de Brotas devido ao comprometimento social de todos. Carlinhos Brown nasceu no Candeal de Brotas, foi lá que construiu toda sua carreira e é lá que vem tentando dar um objetivo na vida de muitos jovens da comunidade.

A Pracatum é um dos projetos de maior visibilidade externa vindo da Bahia, o maior exemplo disto são as declarações do jornal New York Times, que mostrou admiração pelas conquistas dos projetos sociais criados por Brow. Ainda com muitos elogios,
o jornal afirmou que os seus projetos foram fundamentais para a transformação de sua comunidade, o Candeal. Para o New York Times Carlinhos Brow é um vencedor em meio a um ambiente hostil, informa o site R7.

Diante da abordagem do jornal, Brow declarou:
"Não sou melhor do que ninguém. Mas, quando eu encontro uma porta fechada, eu chego chutando para abri-la."

Fonte: Site R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário