segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Problemas e soluções encontrados por mulheres afro-descendente na gestação

Quando que pra muitas mulheres, gestação é sinal de alegria, para as “Afro Descendente”, a gravidez pode virar um transtorno no aspecto beleza. Já que muitas mulheres, por indicação de seus médicos não relaxam o cabelo, (ou melhor alisam). A química chamada alisante, pode ser de várias naturezas como: hidróxido de sódio, guanidina, amônia, óleo japonês, escova de chocolate, enfim todas agridem na formação dos órgãos no feto e pode provocar irritação na pele da gestante. Por alisante, ser uma química que contêm formol, substância apontada como cancerígena e utilizado sobre o couro cabeludo é devidamente proibido pelos médicos até os 03 meses de gestação.

Segundo o médico Adalto Matias Magalhães, obstetra do Hospital Jorge Valente 70 % de suas pacientes negras, procuram informações sobre este assunto. Dr. Adalto não recomenda em nenhum momento o alisamento, seja ele no início da gestação, no meio, final e até pós parto, já que vem o período da amamentação e todos os nutrientes ingeridos pela mãe,vão direto para alimentação do bebê.

De acordo com Aline Maria Teixeira dos Santos, grávida de 08 meses a única solução para ela, foi assumir sua originalidade fazendo tranças de raiz, penteados africanos, ou utilizando fibras. Segundo Aline, foi muito difícil no início da gestação, mas depois de várias pesquisas e orientação do seu médico, verificou ser a melhor solução, já que lutava pra ser mãe há 02 anos e meio e não queria que nada pudesse prejudicar esse momento tão especial não só para ela, mas também por seus familiares.

Já Suzana Cardoso Conceição, também negra, hoje com seu filho de 04 anos, disse que não agüentou ficar sem arrumar o cabelo. Nada contra as tranças e penteados, porém não se encontrava no espelho e com 07 meses de gestação não resistiu e deu alisante, guanidina. Fez o procedimento sem avisar seu médico, buscou informações de colegas, internet e diz: graças a Deus Pedro Henrique nada sofreu.

Essa situação varia de mulher para mulher, como cada uma ver a situação da vaidade e lida com ela.Não deve ser nada fácil,acordar se olhar no espelho e não se encontrar,já que muitas vão para trabalho,faculdade enfim fazem alguma atividade.Porém é muito importante pensar também na saúde da criança que se gera,pois por uma vaidade pode causar problemas sérios por toda vida.

Arilma de Fátima

Nenhum comentário:

Postar um comentário