Há décadas as mulheres lutam pela igualdade, pela quebra do tabu da virgindade e pela emancipação feminina. Um dos atos mais libertários da história da mulher foi a inserção da pílula anticoncepcional, conquistada com difíceis lutas e sustentada pelos avanços da ciência e da tecnologia.
Contrariando esse cenário de liberdade e revolução sexual, encontramos as jovens donzelas. Mulheres entre 15 e 28 anos, que ainda se mantêm virgens. E olha que se manter “pura” nos dias atuais não é nada fácil. Há a pressão dos namorados e amigos, além das influências da religião, família, cultura ou pelo perigo da gravidez precoce, de doenças sexuais, do medo da primeira vez, que assombram as jovens.
Para Paula (nome fictício, pois a jovem não quis se identificar), uma estudante que ainda se mantêm virgem aos 18 anos por vontade própria, não existe uma idade correta para se iniciar a vida sexual. “Cada mulher sabe qual é o tempo certo de começar a viver plenamente a sexualidade. Depende muito do seu emocional e da sua vontade, até porque perder a virgindade vai além da relação sexual em si”, diz.
Embora essas mulheres ainda não usufruam dos prazeres e fascínios da relação sexual, são muito bem informadas quanto ao tema. Segundo Paula, a ausência da prática não impede o aprendizado, na teoria. “Entre os adolescentes não existe reservas quanto suas vidas sexuais. Cada conquista é pública. Cada artifício usado e todo o processo são descritos cuidadosamente em detalhes”, afirma a estudante.
Jovens com o pensamento semelhantes ao de Paula é cada vez mais comum. São moças que não se sentem cobradas, que recebem orientações quanto ao assunto e acabam iniciando sua vida sexual mais tarde. Por mais que exista a vergonha de admitir a virgindade por parte de algumas moças, elas driblam esse detalhe e são as “donzelas da realidade”.
Outra visão da pureza
Outra visão da pureza
É comum ouvir os homens jovens afirmarem que gostariam de ter uma virgem nos braços. Mas diferente do que se pensam, os homens não fazem mais questão de ser o primeiro da vida de alguém.
Segundo Caian Meneses, 19 anos, estudante, os homens dizem isso só para ter a garantia de que não serão traídos. “Essa história de querer desvirginar alguém é tudo mentira. Eles dizem isso porque que garota que perdeu a virgindade com um namorado vai querer traí-lo? Ela irá morrer de amor por ele”, afirma.
Entretanto, há controvérsias sobre o assunto. Enquanto existem rapazes dispostos a proporcionar a jovem um momento inesquecível, há aqueles que não são tão românticos. “Acredito que menina virgem não significa lá grandes coisas. É bem mais complicado o processo, além das dores, que atrapalham o momento. Se eu pudesse escolher, gostaria de uma namorada com um pouco mais de experiência. ” afirma o estudante de 23 anos, Timóteo Schuebel.
Mesmo com tantas discussões e opiniões sobre o assunto. O ideal é que cada jovem sinta segura pra dar mais um passo para sua sexualidade., porque a virgindade não é mais uma questão de honra ou pureza. Mas é sempre bom manter ativo alguns sonhos e resguardá-los...
Por Heloise Félix
Nenhum comentário:
Postar um comentário