segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A esperança é a última que morre

Nascemos e acreditamos que tudo vai bem, que vamos crescer saudáveis podendo nos divertir, que teremos uma infância alegre e sem problemas, cumprindo nossas obrigações na escola e em casa, mas prontos para nos dedicar ao que mais gostamos e o que nos é de direito, brincar.
Aí vem a adolescência e logo em seguida a fase adulta, que nos coloca em conflitos, nos amadurece e deposita em nós objetivos futuros pelos quais almejamos alcançar, e nem passa pela nossa cabeça que a vida para alguns pode ser bem diferente.
Fundada há mais de 28 anos e oficializada juridicamente no ano de 1996, o Núcleo Assistencial para Pessoa com Câncer, o NASPEC, se tornou uma associação civil e filantrópica de assistência social e médico-hospitalar, sem fins lucrativos, tendo a missão de prestar apoio aos adolescentes e adultos com câncer, residentes da cidade de Salvador e dos demais municípios do Estado da Bahia.
A associação vem crescendo a cada dia e o reflexo disso é o aumento do espaço, das melhores condições de trabalho, do desenvolvimento de idéias e demais consequências.
A conscientização de que o câncer é uma doença passível de cura é um passo para nos fazer acreditar que nem sempre tudo está perdido.
A psicologia, por exemplo, faz sua parte atuando diretamente e de forma indispensável junto ao paciente e sua família.
Outras formas de incentivo e ajuda também trazem melhoria no progresso do tratamento. A dançaterapia, a música e o teatro estimulam o movimento do corpo, espontaneidade e principalmente promovem a integração entre as pessoas. E é exatamente isso que o NASPEC procura. Proporcionar momentos de vida, onde emoções se afloram e sentimentos como medo, raiva, tristeza, culpa e angustia vão aos poucos sendo transformados em prazer, alegria, ternura, aceitação, mudança e principalmente esperança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário