quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O Perigo de marcar encontro pela net.

Começa a procura por salas de bate papo em sites. Uma vez feito a escolha, caneta e papel para anotações. Sem conhecer quem está do outro lado teclando, começa a busca por um relacionamento. A princípio, tudo é perfeito. Busca incessante por conhecer pessoas e ampliar a rede de conhecimento, e quem sabe um relacionamento que poderá acabar com alegria ou angústia. Dezoito de novembro de 2010, data marcante para as famílias de duas garotas, uma de 16 anos e outra de 13 anos. Marcado o encontro por um site de relacionamento, este acaba em angústia, as duas jovens são brutalmente assassinadas.

Diante do fato que a cada dia jovens se relacionam através da internet, em uma pesquisa na própria internet, conversamos com jovens e adultos, que buscam conhecer pessoas em salas de bate papo. Monica, 30 anos, pisicóloga, utilizava esse nome na sala de bate papo e conta que até então não sabia da tragédia que ocorreu em Salvador. No entanto, ela falou que só entra para se distrair um pouco e conversar, já que mora sozinha e assim o tempo passa rápido, mas não se encontra e nunca se encontrou com alguém.

Outra história é a de Cristina 42 anos, solteira, reside em Cachoeira, tem uma filha de 11 anos e usa o nome na sala de bate papo como Lua Flor. “Não saio com ninguém com quem falo na internet porque tenho medo, é muita gente do mal, só converso mesmo no computador, ando pelas salas de bate papo há dois anos e nunca fui a encontros”. Ela completa falando que muitos já querem ver ela pessoalmente na casa, mas ela diz que não dá.

Sandy Oliveira, 19 anos, mora no Rio de Janeiro. Informada sobre o que ocorreu aqui em Salvador e questionada se não teria medo de se encontrar com alguém, ela admite ter receios quanto a possibilidade de envolvimento atravé da internet. “Já namorei um menino, mas não gostei, ele era muito ciumento, mas tenho muito medo sim, claro. Teve uma vez que fui com minha mãe, (risos) mas só uma vez”. Depois, ela completa e fala que nunca mais na vida dela, ela vai marcar com alguém, depois de saber do assassinato das duas jovens daqui de salvador.

Mas nem tudo é tragédia. Áurea Mariana Araujo Mascarenhas 27 anos, reside em Salvador. Acompanha o caso das jovens e sabe sim dos riscos que a internet oferece. Você já marcou encontrou com alguém pela internet? Ela responde: “Já e já namorei oito meses”. E você teria coragem de fazer isso de novo? “Sim, claro, mas em um lugar com muita gente, movimento. Às vezes marco aqui mesmo no meu bairro”.

O psicólogo Ailton Amélio da Silva, em entrevista concedida ao G1, fala sobre medidas de segurança para namoro na internet e avisa: sua busca deve ser feita de maneira segura. Se você ainda não está bem seguro sobre a identidade do parceiro, não apresente informações muito íntimas ou de interesse econômico. Certifique-se de que a pessoa é quem diz ser. Procurar ver o seu nome em listas telefônicas, fazer até mesmo uma pesquisa no Google.

Nome e localização da empresa onde diz trabalhar, se outra pessoa também atende ao telefone e confirme algumas informações que ela ofereceu. No primeiro encontro, sempre marcar em um local público: vá acompanhado (a), shopping Center, restaurante, não aceitar carona e nem dar. Combine o encontro durante o dia. Avise alguém e dê detalhes de segurança com quem vai sair e onde está indo: – com esses cuidados seu encontro será mais seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário