quinta-feira, 11 de novembro de 2010

No tabuleiro da baiana tem...

A Bahia é conhecida pela sua música e alegria, que embalam o carnaval brasileiro. Entretanto o critério gastronomia também está no “alto do pódio”, quando o assunto é cultura baiana. Entre vários pratos que surgiram no estado, o acarajé está entre os preferidos. “Eu amo comer acarajé no bairro Itapuã em Salvador, não me lembro o nome da baiana, mas eu acho que é Sira. Pra mim é o melhor acarajé do planeta”, comenta João Marcelo, analista de suporte.

O acarajé se tornou sinônimo da Bahia e é praticamente impossível passar por lá, sem experimentar a especialidade. Feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frito em azeite-de-dendê. O acarajé pode ser servido com pimenta, camarão seco, vatapá, caruru ou salada, quase todos componentes e pratos típicos da cozinha da Bahia.

Tem gente que vem do outro lado do país apenas para experimentar o quitute. Como é caso da empresária Kelly Ribeiro “simplesmente amo a cultura baiana. Sou do Rio Grande do Sul e vim experimentar o verdadeiro acarajé”, explica ela.

Além do acarajé a cozinha baiana ofere outros pratos muito apreciados, entre eles o Caruru, feito a base de quiabo, Abará, que é um espécie de acarajé assado e Vatapá.

Por Heloise Félix

Nenhum comentário:

Postar um comentário