quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O primeiro emprego


A ausência da qualificação profissional ainda é um dos principais entraves para entrada de trabalhadores do mercado de Salvador. A cidade conhecida como a "capital nacional do desemprego", vivencia uma realidade preocupante. Muitos jovens largam os estudos para ajudar os pais nas despesas de casa.


Essa falta de capacitação dos jovens tem interferência direta, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), na questão do primeiro emprego com carteira assinada.


Todo o ano o sistema de intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece milhares de vagas de emprego que ficam sem preenchimento por causa da falta de capacitação dos candidatos. Fatores como este elevam o número de pessoas que permanecem desempregadas na capital. Atualmente a cidade tem cerca de 340 mil pessoas sem emprego.
Há 30 anos Salvador salvador lidera o ranking com a maior taxa de desemprego do país. Quanto menor a renda familiar, maior a pressão sobre os jovens. Para quem nunca trabalhou é mais complicado. E nessa hora não dá para escolher muito não. Além disso, começa uma batalha entre a escola e o trabalho. Quem ganha?

Amanda, 18 anos, vive esse dilema. A jovem cursa o ensino médio pela manhã e à tarde se divide entre as tarefas escolares e o trabalho temporário em uma lanchonete.

A escola pública tem lá seus problemas. Amanda já ouviu de sua professora qual a principal dificuldade: base de ensino. Mas Amanda é dedicada e tem um objetivo. Tanto sacrifício tem um motivo definido. Ela quer juntar dinheiro para investir na faculdade de medicina.

Assim como Amanda, há muitos jovens que dependem de um emprego para investir no futuro de seus estudos, pois acreditam que assim poderão ter uma condição de vida mais elevada.
Hoje, o desemprego é um dos principais problema nacionais. A globalização provocou a necesidade de modernização tecnológica em uma proporção muito rápida. Existem muitas vagas a serem ocupadas para quem posssui qualificação profissional em todo o país, principalmente na aérea de tecnologia de informação com salários extraordinários, então investir na profissionalização é o melhor caminho para garantir uma carreira promissora que venha trazer vantagem pessoal e profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário